top of page
7K2A0591_edited.jpg

Lentes de contato dental

As tão famosas lentes de contato dentais, usadas por artistas e famosos, são porcelanas ultra finas feitas especialmente para cobrir a frente do dente. São utilizadas para melhorar a estética, modificar forma, tamanho e cor dos dentes. Permitem, também, o fechamento de pequenos diastemas ou espaços entre os dentes e ainda alinham o sorriso. Uma das grandes vantagens é que o desgaste dental é mínimo e não ocorre alteração de cor com o passar dos anos como acontece com as facetas de resina, não escurecendo com alimentos coloridos, café, vinho e até mesmo com o uso de cigarro.

paciente com tratamento finalizado

As lentes podem ser aplicadas em um ou mais dentes, dependendo da avaliação do profissional ou do desejo do paciente. O procedimento é feito no consultório e as lâminas são confeccionadas no laboratório de acordo com as necessidades de cada paciente, tornando os resultados impressionantes. O método tem duração de longo prazo, de dez a vinte anos, mas para que dure esse período é preciso de cuidados para mantê-los saudáveis, uma boa higienização bucal, uso de fio dental e profilaxia periódicas.

Prótese dentaria e reabilitação 

Próteses dentárias são usadas para restaurar a função mastigatória e estética. Elas desempenham um papel essencial na odontologia restauradora, melhorando a qualidade de vida de pessoas com problemas dentários, restaurando sua confiança e saúde bucal. 

paciente com tratamento finalizado
paciente com tratamento finalizado

Clareamento dental

O clareamento dental é uma das práticas que ganhou mais adeptos nos últimos anos. Essa técnica se utiliza de produtos a base de peróxido de

hidrogênio e de carbamida para clarear os dentes. O que influencia na cor do dente é a combinação da cor dentária com a presença de pigmentação extrínseca provenientes da dieta como vinho, café, chá, corantes e agentes químicos como compostos ferrosos, clorexidina e fatores intrínsecos , como mancha proveniente de antibiótico como a tetraciclina.

No Consultório:

Esse procedimento é executado pelo dentista, utilizando um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio com concentração mais forte, geralmente 35% ou 37%. Necessita de isolamento dos tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimadurasno local, tendo duração média de 30 a 45 minutos em cada sessão, sendo necessário de 2 a 4 sessões com intervalos de uma semana.

Caseiro:

É realizado em casa e se adapta à rotina do paciente, mas é feito sempre com a orientação e supervisão do profissional. Utiliza-se, por em média 2 horas diárias, uma moldeira com o gel clareador em dosagem menor de peróxido de carbamida. O período de tratamento varia

de acordo com a necessidade do paciente, mas seus resultados já são notados nos primeiros dias.

Combinado: Consultório + Caseiro

O tratamento que mais indico, são feitas duas sessões no consultório para acelerar o

clareamento e depois o paciente segue os procedimentos do tratamento caseiro, sempre com o auxílio do profissional.

Coroas dentárias

As coroas dentárias são indicadas quando já existe uma destruição dental acentuada por fratura ou cárie do dente. Elas são feitas todas de cerâmica (e-max), material que traz diversos benefícios, como: menor desgaste dentário, alta durabilidade e estética.

 

Inlays/Onlays

Inlays e onlays são dois tipos de restauração dentária, feitas em porcelana buscam recuperar partes de dentes perdidos que não sejam tão grandes ao ponto de necessitar de coroas, sāo os conhecidos blocos.

 

Facetas de resina

As facetas de resina são uma alternativa para as lentes de contato dental. Pela aplicação ser feita pelo próprio profissional o procedimento dura apenas uma sessão e tem menor custo. Sua resistência é menor que as lentes em porcelana e elas podem pigmentar com o passar do tempo, mas trazem resultados estéticos excelentes.

 

Protocolo Sobre Implante

 

Esse protocolo é adequado para aqueles pacientes que perderam todos os dentes da arcada, seja superior ou inferior, que já usam dentaduras ou que tiveram perda por doença periodontal. As próteses são colocadas nos implantes fixados evitando movimentação e trazendo benefícios funcionais e estéticos.


Protocolo cerâmica x Protocolo Metaloplástico

O protocolo metaloplástico utiliza dentes de resina acrílica, são mais leves e têm custo menor, já os cerâmicos são mais pesados por serem feitos de cerâmica e tem a grande vantagem de não escurecer e o seu desgaste é menor com o uso , porém o seu custo é mais alto. O uso da gengiva rosa pode ser necessário para substituir o tecido gengival perdido melhorando a estética e devolvendo a dimensão vertical perdida com as extrações dentárias. Os protocolos são as melhores opções de tratamento para pacientes desdentados, recuperando a mastigação perfeita e dando segurança para o paciente voltar a comer e sorrir sem restrições.,e a estética fica perfeita, como se fossem dentes naturais.

paciente com tratamento finalizado

Periodontia ​

A periodontia é uma área da odontologia especializada nas condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, como gengivas, ligamentos e ossos. Seu trabalho não é feito diretamente nos dentes, mas nas estruturas ao seu redor. A periodontia é direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento, por isso é recomendado que o paciente, antes de iniciar um tratamento odontológico, realize primeiro uma profilaxia com ultrassom e raspagem, onde será feita uma avaliação minuciosa do tecido periodontal e se preciso indicar os tratamentos necessários para cada paciente.

 

Lesões cervicais não cariosas 

As lesões cervicais não cariosas são aquelas que não apresentam tecido cariado e, por muitas vezes, não apresentam cavidades. Suas causas são multifatoriais, podendo ser relacionadas com ansiedade, avanço da idade, dentre outros. As lesões apresentam 4 tipos de desgaste: atrição, abrasão, erosão, abfração.

O tratamento pode variar, sendo fundamental identificar os fatores que causam as lesões. Algumas das medidas indicadas são: orientação das técnicas de escovação, uso de dentifrícios, controle da ansiedade, ajuste oclusal, uso de dessensibilizantes e restaurações em resina composta.

Hipersensibilidade dentária

 

Às vezes quando comemos algo, seja quente ou gelado,ou com vento sentimos uma dor nos nossos dentes. Essa dor se chama hipersensibilidade dentinária e ela afeta muitas pessoas. Sua principal causa é a perda do esmalte do dente e diversos fatores levam a isso, alguns deles são: bruxismo, retração da gengiva, fraturas com exposição da dentina, bebidas ácidas, má escovação e problemas gástricos.

A mudança de hábitos pode prevenir a hipersensibilidade e evitar algum tipo de tratamento futuro. Escovar os dentes com cerdas macias, evitar o consumo de alimentos ácidos, tratar o bruxismo, fazer uso de flúor e consultar periodicamente um dentista.
Se você já sofre dessa condição alguns tratamentos são indicados, cremes dentais com alta concentração de flúor, restaurações, laser, dessensibilizantes, cirurgias gengivais, dentre outros. É preciso diagnosticar a causa e, só assim, poderá ser indicado o tratamento correto.

Implante dentário 

O implante dentário consiste na aplicação de um pino no maxilar para a colocação de um dente. É indicado em casos em que o paciente teve perda de um ou mais dentes devido a diversos fatores, como cáries, periodontite ou infecções. O procedimento pode, também, ser estético ou funcional, quando há problemas para a mastigação ou ligados ao ATM, melhorando a auto estima e a qualidade de vida do paciente. Por isso, é muito importante escolher uma marca de confiança, que ofereça a segurança de resultados duradouros.

© 2023 Rozi Tomazini - all rights reserved

A MELHOR ODONTOLOGIA ESTÁ AQUI!

bottom of page